A Neuroarquitetura é um campo interdisciplinar que consiste na aplicação da neurociência aos espaços construídos, visando maior compreensão dos impactos da arquitetura sobre o cérebro e os comportamentos humanos.
Através de evidências cientificas e pesquisa individual conseguimos aplicar em reformas internas de um ambiente e também na construção de uma edificação.
Projetar ambientes eficientes baseados não apenas em parâmetros técnicos de legislação, ergonomia e conforto ambiental, mas também em índices subjetivos como emoção, felicidade e bem-estar.
Os estudos da neuroarquitetura aponta para uma nova forma de projetar, mais humana, mais assertiva e com diversos benefícios.
O emprego correto de elementos como iluminação, texturas, formas, cores, ventilação, aromas e acústica estimulam o cérebro a realizar sinapses que resultarão nas mais variadas sensações. Para conseguir o resultado desejado, é essencial durante o processo de projeto, investigar os usuários analisando suas necessidades únicas, limitações, muito além de materializar apenas um ambiente belo e sim apresentar soluções visando atender às necessidades físicas , psicológicas e emocionais.